residência vila dos mellos
projeto realizado em ocasião do concurso de unidades habitacionais para a vila dos mellos em campos do jordão organizada pelo conselho técnico da escola da cidade
frente ao desafio de realizar uma morada em um contexto ambiental singular, onde é necessário e desejável realizar construções destacadas da terra, a presente proposta procura definir a residência como um abrigo no meio de um percurso na vila dos mellos.
com isso, a proposta busca o imaginário de uma casa térrea – onde é póssível acessar a casa por mais que um ponto – e refuta a dinâmica presente em apartamentos, onde sempre a mesma porta media o interior com exterior.
para isso, o projeto se configura da forma mais longilínea possível, evitando grandes desníveis entre casa e terreno. os programas internos da casa são equacionados em um pavilhão de 4.8 por 13.2 metros situados próximo a centro do lote – com fácil acesso da cota alta.
Para garantir uma entrada qualificada pela cota baixa do terreno, o deck externo assume uma função fundamental no projeto: instalada no nível médio entre a residência e porção inferior do terreno, este elemento media o acesso do morador a residência.
formalmente, o deck é arranjado de maneira a operar como uma sala de estar externa.
com isso, as visuais oferecidas pelo terreno são aproveitadas, sem no entanto, afastar a vida da casa e seus residentes da rés-do-chão da vila dos mellos.
guilherme pianca