Escolha uma Página

apartamento paço de coimbra

projeto em parceria com erika rufino

Reforma de um apartamento 210m² no edifício Paço de Coimbra, um prédio neoclássico da década de 70 localizado no Bairro dos Jardins, em São Paulo.

A intervenção propõe reduzir e compactar as enormes áreas de serviço típicas neste padrão de imóveis, possibilitando reconfigurar as circulações e funcionamento geral do apartamento. Neste novo rearranjo a cozinha ganha a área da antiga copa e também relações visuais tanto com sala de jantar como com o estar.

Em sua materialidade, o projeto busca a ideia de continuidade com a linguagem e caráter do prédio a partir do reaproveitamento do mármore existente no apartamento. Este piso de pedra foi retirado, recortado e reaproveitado no próprio local, agora compondo com o marmorite que percorre todo o apartamento. Buscando um padrão que atenuasse as longas perspectivas que imóvel possui pela sua própria geometria, definimos um padrão em um ritmo desparceirado mas constante, em homenagem ao ‘terrazzo’ da loja Olivetti de Carlo Scarpa em Veneza, já rótula de circulação dos quartos o arranjo é mais livre e disperso, reforçando o caráter centrífugo do espaço em referência ao piso da Piazza del Sole de Livio Vacchini.

Um pequeno exercício sobre como o arranjo dos mesmos materiais pode expressar ritmos e aferir caráter distintos a diferentes ambientes.

Painéis e móveis são realizados com folha de Freijó tratada para dar maior calor visual ao apartamento. Apenas a ilha da cozinha é de acabamento metalizado a fim de tornar o volume como um objeto inerte neste arranjo de materiais com maior presença. O motivo ortogonal do piso se desdobra em pequenas decisões de especificação como o uso do vidro fantasia quadrato para o móvel de serralheria e cristal que configura uma das faces da cozinha.

 

local
são paulo-sp
área
210 m²
equipe
beatriz nobumoto, erika rufino, guilherme pianca
obra
strix engenharia
marcenaria
marcenaria Taniguchi e Kitchens
serralheria
R&A Serralheria fina e Estrutural
luminotécnica
lumini

fotografias
Pedro Kok