Escolha uma Página

exposição “le regard: paulo mendes da rocha”

em parceria com sabiá arquitetos

a exposição “le regard: paulo mendes da rocha” foi realizada em ocasião das comemorações do aniversário de 10 anos da maison d´architecture de genebra no pavillon sicli, do engenheiro heinz isler.

com curadoria de catherine otondo (base urbana) e projeto expográfico de beatriz marques, guilherme pianca e nilton suenaga (sabiá arquitetos e pianca+urano), a exposição apresenta as principais ideias do arquiteto e seu particular modo de pensar expresso no constante diálogo entre o discurso e o espaço construído – cerne de sua originalidade.

para realizar esta montagem única a equipe refez desenhos e fotografias dos projetos, mostrando a inserção da obra construída no seu entorno para mostrar uma idéia cara a paulo mendes da rocha: o lugar da obra no tecido urbano – sua inserção na cidade transformando o sentido de lugar, ponto chave de sua ação projetual.

a fim de exaltar as qualidades espaciais do belíssimo edifício de isler, tanto projeto curatorial como expográfico procuraram reduzir ao máximo o número de paredes, criando apenas os planos baixos suficientes para aferir legibilidade do espaço expositivo. dentro dessa configuração, os móveis do sesc 24 de maio foram trazidos para o pavillon sicli com o intuito de transpor a ambiência e clima de estar do daquele equipamento e também criar condições de maior permanência na exposição.

também foi levada à genebra uma grande maquete do eixo da rua barão de itapetininga até a praça do patriarca, reproduzindo o próprio edifício do sesc e o projeto da praça de mesmo nome realizada pelo goma oficina especialmente para a exposição. para completar a mostra foi montada uma pequena biblioteca de referência da obra do arquiteto, com 30 títulos que podem ser folheados livremente.

a exposição ocorreu entre os dias 23 de maio a 1 de julho de 2018.

local
genebra, suíça
área
800m²
curadoria
catherine otondo
equipe
beatriz marques, guilherme pianca e nilton suenaga
fotos
frederic laverriere, beatriz marques e guilherme pianca

coordenação e direção geral da exposição
casa da arquitetura de genebra
simon chessex – presidente
marcio bichsel – membro do comitê
caroline grondahl – administradora

mobiliário sesc 24 de maio
paulo mendes da rocha e mmbb arquitetos 

maquete sesc 24 de maio e praça do patriarca
goma oficina
guilherme tanaka (coordenador); adriana domingues; christian salmeron; léa devaux e victoria braga 

maquetes do ginásio paulistano, mube, casa butantã, casa millan e pavilhão de osaka
naoto noguchi

 transporte:
millenium transporte (brasil)
harsch (suíça)

 fotografias utilzadas nos painéis

arquivo paulo mendes da rocha; ana paula pontes; beatriz marques; cristiano mascaro; fernando guerra; flávio bragaia; josé moscardi; josé paulo gouvêa; lito mendes da rocha; martim passos; nelson kon; pedro kok