apartamento teodoro sampaio
em parceria com rafael urano
reforma de apartamento e mobiliário no bairro de pinheiros, são paulo-sp.
o apartamento de 72 m2 abriga uma só moradora. entretanto, sua apropriação das áreas comuns é complexa: leituras, escritas, preparação de refeições e até mesmo ensaios acontecem em diversos locais dentro da unidade, o que instigou o desenho de uma intervenção que colaborasse com este caráter múltiplo.
o partido do projeto é simples: livrar o máximo de espaço de estar no apartamento e qualificar estas áreas com uma bancada que atue como um pivô espacial, cuja geometria delimitasse usos sem prejuízo para a flexibilidade do programa.
partiu-se da decisão de integrar todos os ambientes comuns num único salão: quebrar toda a parede que divide cozinha e sala e relocar os serviços, amplificando espaços antes fragmentados em um todo. a porta de serviço do apartamento será fechada para reforçar esse ganho de área.
entretanto, não bastaria ter apenas uma área aberta que desse carta branca para qualquer atividade: tinha-se uma vontade de melhor cadenciar e qualificar cada parte do novo espaço. para isso, foi pensada uma bancada central que atuasse no sentido de delimitar usos no espaço. com um desenho irregular, ela marca sutilmente as áreas que servem como cozinha das que conformam a parte de vivência na sala.
os acabamentos também colaboram para a delimitação feita pela bancada: propõe-se um novo piso frio para as áreas de cozinha e apoio, em diálogo com o piso existente na sala, de réguas de madeira.
uma faixa lindeira resolvida em marcenaria resolve os programas de apoio: as estantes de livros e área de serviço foram alinhadas num espaço onde pode-se ter armazenamento e desenvolver atividades como limpeza de roupas, passagem e secagem etc. o escritório ao fundo tem seu mobiliário redesenhado e o sanitário existente terá uma reforma de pontos de água e revestimentos.
R$2.250/m² (ref. 2019. INCC-M)
flávio bragaia e guilherme pianca