apartamento pop xyz
projeto em parceria com hideki brandt e rafael urano
projeto arquitetônico de reforma e interiores para apartamento localizado no edifício pop xyz na vila madalena.
a intervenção procura utilizar a distriuição de comôdos existente e não realizar demasiadas demolições. para amenizar a proporção longilínea da sala e cozinha e também não expor excessivamente os equipamentos da cozinha para a sala, o projeto define um painél de divisória entre esses ambientes.
na sala, procuramos definir o layout com dois gestos lineares: um sofá de 4 metros de comprimento que serve para assento para a mesa de jantar e para uso geral da sala: receber pessoas, conversar ou ver televisão; uma estante modular de aço – desenhada pelo arquiteto denis joelsons, que equaciona o armazenamentos de diferentes tipos de coisas, a biblioteca e o espaço para a televisão. uma poltrano arremata o recinto, criando uma área de leitura próximo a janela.
a cozinha também ganha área nesse desenho, colocando a geladeira na parede alinhada com a porta de entrada. com o aumento a zona de influência da cozinha e permite até mesmo o uso simultâneo por duas pessoas – além de ter um aumento substancial na área para armários.
a fim de permitir também um momento de concentração maior, o dormitório tem um pequeno ajuste no seu corredor, através de uma mesa e uma cortina, para caber um local de trabalho. a linha de armário diante da cama no quarto de casal soma também quatro metros lineares.
nos banheiros, a intervenção procura melhorar entrada de luz e aproveitamento da área: nova bancada, com dimensões mais equilibradas e, na suíte, porta de vidro leitoso.
beatriz brandt, danilo hideki e guilherme pianca
execução
cláudia reche
manuel sá