Escolha uma Página

apartamento guarapari

projeto em parceria com arquipelago arquitetos

para esse apartamento localizado na Bela Vista, em edifício com projeto original de Ruy Ohtake de 1972, fizemos um levantamento de outros projetos do mesmo período do autor procurando elementos que pudessem se tornar diretrizes ou referências para a intervenção. 

essa pesquisa sublinhou o uso de paredes curvas pelo arquiteto no período – tanto como elemento de vedação externa mas sobretudo como componente definidor de uso da sala de jantar analogamente a Villa Tugendhat de Mies van der Rohe. Foi possível também verificar que tais paredes ou outros mobiliários de concreto em, alguns casos, eram utilizados enquanto divisórias baixas – permitindo leitura de continuidade da laje superior.

dessa forma, o projeto centra-se no destacamento do teto dessa parede curva e da construção de um bancada em concreto armado e munida de gabinete em toda a sala – mantendo o salão de estar e jantar o mais flexível e livre possível. Além disso, o projeto realiza mobiliários específicos, troca de revestimentos nas áreas molhadas e manutenção das infra-estruturas de elétrica e hidráulica.

local
são paulo-sp
área
125 m²
equipe
guilherme pianca, luís tavares e marinho velloso
obra
arquipélago e pianca arquitetura