apartamento granja julieta
em parceria com rafael urano
o objetivo da intervenção no apartamento é torna-lo flexível e usufruir da área ampla do imóvel que poderá abrigar sem conflitos todas as necessidades da jovem família.
de acordo com as demandas dos clientes o projeto foi desenvolvido tomando como referência duas diretrizes:
1.1 integrar e separar ambientes
os cômodos de uso comum são utilizados simultâneamente em algumas situações, como almoços de fim de semana ou jantares com amigos. Assim as áreas de preparação da cozinha seja também utlizadas como local de estar, preferencialmente integradas com a sala. no entanto, durante o dia-a-dia, nem sempre será desejável que a sala tenha contato direto com a cozinha, escritório e outras alas. por isso, é proposto um sistema de portas translúcidas de correr que permitam diferentes configurações, otimizando a solução de planta que propomos e dando múltiplas possibilidades de recepção e uso dos espaços
1.2 tornar a sala protagonista da distribuição da planta
no projeto a sala atua como acesso aos programas da casa: o escritório, a cozinha, o hall, brinquedoteca etc.. isto fez com que este espaço ganhe uma proporção horizontal forte: um retângulo de 12.5×5. o metros. tais configurações permitem a sala atuar como um pivô do conjunto dos programas.
R$2.880/m² (ref. 2019. INCC-M)
flávio bragaia, guilherme pianca, lucas frech e rafael frajndlich