aiô restaurante
estudo conceitual em parceria com Gabriel Kogan
O projeto para o AIÔ – restaurante de matriz Taiwanesa desdobrado das pesquisas do Mapu – é realizado no mesmo imóvel que abrigou o antigo estabelecimento. Desta forma, o projeto teve como desafio definir relações tanto de continuidade quanto de distinção do projeto anterior.
A intervenção se dá através de três elementos: uma nova cobertura e forro, um balcão para bar e confeitaria e uma nova fachada. Uma cobertura tipo zetaflex é construída, para caracterizar um ambiente mais regular e delicado um forro feito com peças azuis é instalado; tirando proveito da diferença de cota da frente do imóvel e do salão, o chão bar é configurado em rebaixo – possibilitando alinhamento visual entre clientes e serviço do bar; por fim, a mediação com a cidade se dá com a instalação de um caixilho de metal bicolor associado a um banco para espera e uma rampa para acessibilidade.
Em sua materialidade e caracterização de seus elementos o projeto do Aiô tensiona elementos tido ordinários com acabamentos e arranjos comumente lidos como mais sofisticados.
O balcão do bar é feito em granito café-imperial escovado, pedra ordinária presente em muitos bares populares com acabamento polido, oferecendo uma textura mais complexa; o forro, é feito com peças de roda-teto de mercado que no arranjo incomum como ripado se apresenta como um relevo; o caixilho por sua vez, se inspira em esquadrias de ritmo verticais acentuados mas com variações para quebrar a seriedade do ritmo. O caixilho também recebe duas cores para ganhar maior complexidade na sua percepção visual – se apresentando frontalmente como cinza e lateralmente como azul. Três tipos de texturas de vidro – martelado, liso e pontilhado – organizam o ritmo horizontal da fachada. O piso da nova área é realizado em tecnocimento rosado, com tonalidade similar ao ladrilho hidráulico usado no antigo restaurante. Para intensificar brilhos e dialogar com pratos metálicos, as luminárias aparentes são todas em acabamento inox ou alumínio.
local
são paulo-sp
área
66 m²
equipe arquitetura
Beatriz Nobumoto e Guilherme Pianca
conceituação
gabriel kogan e guilherme puanca
gerenciamento
Cristina Akie Sujii
obra
eliseo
fotografia
Pedro Kok
marcenaria
Cedro do Líbano
serralheria
Reginaldo Oliveira | Volp
luminotécnica
Guilherme Artigas | LDarti
pedras
Sardep Marmoraria